20/04/2018

Porque devemos Jejuar



1- Porque é uma ordem divina.
Devemos compreender claramente essa ordem de Deus. Em Joel 2.12 diz 12 Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto”.
É clara a ordem de Deus que Jesus ensina seus discípulos a jejuarem corretamente. MT. 6. 17-18 Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”.
A expressão “quando jejuares” significa que havia uma pratica constante do jejum.
2- Para nos humilharmos diante de Deus.
Humilharmos é o caminho para o poder e a graça de Deus. Tiago 4.10 10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará”.
O jejum é um meio que Deus nos deu para nos humilharmos em sua presença. Humilharmos-nos em jejum nos dará sensibilidade espiritual para percebermos nossos erros e nos conservarmos no caminho reto. O salmista compreendeu e disse nos Salmos 35-13 13 Mas, quanto a mim, quando estavam enfermos, as minhas vestes eram o saco; humilhava a minha alma com o jejum, e a minha oração voltava para o meu seio”.
Você será abençoado por Deus diante dessa atitude. (Ler Daniel Cap. 9)
3- Obter Vitórias,  contra  ataques e tentações malignas.
Jesus é o nosso modelo perfeito. No começo do seu ministério, logo após o seu batismo nas águas e a manifestação do Espírito Santo em sua vida. Foi levado ao deserto para ser tentado.

MT 4. 1-2 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”.
No Versículo 10 mostra sua vitória sobre satanás, por isso precisamos jejuar.
10 Então lhe disse Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. ”
4- Capacita a realização da obra de Deus.
A igreja buscou orientação e direção de Deus através de Jejuns e orações.   Lemos em ATOS 13.2-3 “E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram”.
Essa era a maneira estabelecida pelo Espírito Santo na igreja Primitiva.
5- Vitórias em tempos de Crise.
Na história do povo de Deus vemos a importância dada ao Jejum em Tempos difíceis “Crise”. Um exemplo é Ester junto com seu povo.
Um decreto do rei determinava o extermínio de todo o povo Judeu Ester mandou um pedido ao seu Tio Mardoqueu dizendo. “Vá e reúna todos os judeus que estiverem em Susã, e todos vocês jejuem e orem por mim. Durante três dias não comam nem bebam nada, nem de dia nem de noite. Eu e as minhas empregadas também jejuaremos. Depois irei falar com o rei, mesmo sendo contra a lei; e, se eu tiver de morrer por causa disso, eu morrerei. ”          ( Ester 4.16.)
E Deus lhes concedeu uma vitória tão grande que é comemorada pelos judeus até o dia de hoje. Precisamos jejuar para alcançarmos vitórias em tempos de “Crise”

6- Para buscarmos direção e Proteção de Deus.
Esdras teve esse entendimento e nos deixou escrito seu testemunho, ESDRAS 8.21-23 “Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens.
Porque tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho; porquanto tínhamos falado ao rei, dizendo: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira contra todos os que o deixam.
Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações.”
Por isso precisamos jejuar pedindo direção e proteção a Deus por você, sua família, e finanças.
7- Para Buscarmos Restauração Espiritual.
O profeta Joel descreve uma situação de calamidade Espiritual na vida do povo de Israel. E mesmo depois de falar sobre o juízo prestes a vir, ele diz: “Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal”.
JOEL 2. 12-13.
E como resultado dessa busca de Jejum e oração vemos a resposta da promessa de Deus em,  JOEL 2.18-29 :  18  Então o SENHOR se mostrou zeloso da sua terra, e compadeceu-se do seu povo.
19  E o SENHOR, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o azeite, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre os gentios.
20  Mas removerei para longe de vós o exército do norte, e lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; a sua frente para o mar oriental, e a sua retaguarda para o mar ocidental; e subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque fez grandes coisas.


21  Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o SENHOR fez grandes coisas.
22  Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força.
23  E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia.
24  E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de azeite.
25  E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós.
26  E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
27  E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o SENHOR vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
28  E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
29  E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.  Nosso Deus Restaura, Restitui, nos prospera e nos enche do Espírito, pois estamos em um tempo novo de bebermos um vinho do milagre, da transformação da reforma. Deus os Abençoe!                                                                                                                
Ap. Jairo / Apª Marli